O médico radiologista do Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI) do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), Dr. Marcelo Abreu, será o primeiro brasileiro a integrar o grupo de professores do Curso Internacional de Diagnóstico Davos (IDKD) sobre Doenças Musculoesqueléticas que está em sua 49ª edição. O curso será realizado de 26 a 30 de março de 2017 em Davos, na Suíça.
O curso é considerado o mais renomado da Europa em radiologia e terá 20 professores monitores para treinamentos aos cerca de mil inscritos. Os participantes do curso recebem um aplicativo para ver casos clínicos e exames enviados online e discutir com os coordenadores.
O Dr. Marcelo Abreu, juntamente com o Dr. Michael Recht, da New York University, serão responsáveis por 10 workshops que terão como tema a ressonância do ombro e plexo braquial. O Hospital Mãe de Deus é um dos precursores na utilização da técnica de Neurografia por Difusão na Ressonância Magnética que permite identificar o ponto exato onde há a maior inflamação do nervo ou da raiz nervosa para que o tratamento seja melhor direcionado ao local afetado.