Quantcast
Channel: HOSPITAIS BRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620

Unidades do Instituto de Gestão e Humanização de Goiás participam de seminário de engenharia clínica

$
0
0
Representantes do IGH e da Neocare durante o seminário realizado no Crea-GO

Representantes do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e da Neocare – empresa responsável pela Engenharia Clínica das unidades geridas pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) em Goiás – participaram na manhã da segunda-feira (26), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), do seminário “A presença da Engenharia nos estabelecimentos de saúde”, realizado com o objetivo de mostrar os benefícios da Engenharia Clínica para garantir a qualidade e segurança nos serviços de operação e manutenção da infraestrutura e dos equipamentos clínicos, além de apresentar a situação da especialidade no Estado de Goiás e expor resultados obtidos em casos reais.

Outro ponto discutido foram as atividades do engenheiro clínico, que incluem segurança do paciente, gestão da tecnologia, participação na aquisição de equipamentos, recebimento e manutenção do equipamento, gerenciamento dos resíduos sólidos, otimização da produtividade dos funcionários e auxílio nas definições de projeto de um hospital. A diretora operacional da MNSL, Ana Caribé, e o analista de Qualidade, Igor Bezerra, apoiaram a iniciativa do Crea ao abordar um assunto de suma importância para o pleno funcionamento de uma unidade de saúde. “O evento foi ministrado por profissionais extremamente capacitados, que ressaltaram a necessidade e importância da engenharia clínica dentro dos hospitais, visando total segurança para o paciente”, destacou Caribé.

Já para o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Huapa, Milton Ribeiro, que esteve acompanhado do coordenador da Manutenção da unidade, Leonardo Ferreira, a visão da Engenharia Clínica mostrada a partir de cada unidade foi enriquecedora. “Mostrar o papel de cada um dos envolvidos para fazer a Engenharia Clínica dar certo garante um serviço de qualidade e, consequentemente, um atendimento médico de excelência”, pontuou. Após as palestras, ainda foi realizado um debate sobre a implantação da Engenharia Clínica nos estabelecimentos de saúde de Goiás.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5620